quarta-feira, novembro 24, 2004

Parabéns

- Parabéns a você

Fazes 20 anos mas não vamos poder celebrá-los, não vamos poder jantar, não vais poder apresentar-me à Joanne porque já a conheço, porque nos conhecemos as duas numa viagem às Caldas, porque nos sentámos numa mesa de café para falar de ti,
de ti morto.

Cantar-te

- nesta data querida
muitas felicidades, muitos anos de morte


soa fúnebre porque, infelizmente, morreste.
Tornei-me uma crente em religiosidade por necessidade: preciso acreditar que há O outro lado, e dizem que as pessoas desse lado nos podem visitar quando sonhamos.

Pode ser uma treta imensa, pode ser uma verdade inquestionável.
Agarro-me a ela como verdade inquestionável: chamam-lhe intuição.

Peço todos os dias, que entres nos meus sonhos diários: que em vez de idiotices, possa sentar-me contigo numa relva em dia de sol, por a cabeça na tua barriga e perguntar-te como são as coisas desse lado: esse lado estranho onde nós não podemos entrar.

E relembro-te um racional-céptico, e ganho a certeza que esta conversa tomaria outros contornos contigo.

Cantar-te parabéns hoje só o imagino de forma impossível: pessoas de preto a remover uma campa, a olhar para um buraco fundo com um caixão de madeira envernizada, restos de flores no cimo, batendo palmas num cântico de parabéns

- hoje é dia de festa

e em choro compulsivo
em choro compulsivo porque morreste.

- Cantam as nossas almas

Penso em ti todos os dias para não me esquecer.
Tens os maiores pontos negros nas costas que alguma vez tirei: tens uma forma invulgar de resolver problemas com objectividade.

A memória um dia perde-se e há traços teus que não me posso dar ao luxo de deixar esquecer: não me deixaste muito mais.

E não haverá um dia que não lamente tudo.

- Para o menino Paulo, muitos anos (...)muitos anos de vida.


Afinal é sexta. Pede para ir.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ele deve saber de tudo.

Um dia passa. Um dia longe tudo passa.


Continuo a vir aqui :)))))))))))))))))))))
Virei sempre.

Lua

Anónimo disse...

junto-me a ti e canto-lhe os parabéns.
confesso que não sabia ao certo a data do aniversário dele... não sabia isso assim como fiquei sem saber muitas coisas que lhe queria ir descobrindo, aos poucos, com o tempo.
o tempo não chegou.
seriam 20 anos.

*

joana.

Anónimo disse...

:) Escreves para ele usando o presente, pois ele vive.
beijos
lux

Anónimo disse...

Ainda me lembro.


Kp